Indissociabilidade entre emoções e letramentos na sala de aula de bebês e crianças
Acesse aqui
DIAS, M. T. DE M.; GOMES, M. F. C.; PENAFIEL, K. J. Q. Indissociabilidade entre emoções e letramentos na sala de aula de bebês e crianças. Educação e Pesquisa, v. 50, p. e269229, 2024
O uso do Banco de Dados de uma pesquisa longitudinal e etnográfica: discussões teórico-metodológicas
Acesse aqui
PENAFIEL, K. J. Q.; GOMES, M. F. C. O uso do Banco de Dados de uma pesquisa longitudinal e etnográfica: discussões teórico-metodológicas. Pro-Posições, v. 35, p. e2024c0401BR, 2024
“Não é uma caixa!”: transformações dos sentidos atribuídos a uma caixa de papelão
Acesse aqui
Gonçalves, J. da S. ., Silva, E. de B. T., & Neves, V. F. de A. . (2023). “Não é uma caixa!”: transformações dos sentidos atribuídos a uma caixa de papelão. Cadernos De Pesquisa, 53, e09934.
A cultural-historical perspective of young children gaining autonomy in the playground
Acesse aqui
Neves, V. F. A.; Quiñones, G.; Gomes, M. F. C. & Ribeiro, F. A. F. (2023) A cultural-historical perspective of young children gaining autonomy in the playground, European Early Childhood Education Research Journal, DOI: 10.1080/1350293X.2023.2262174
Os bebês na sala do berçário: diferentes trajetórias no espaço
Acesse aqui
Oliveira, V. S. ; MARQUES, R. ; Neves, V. F. A. Os bebês na sala do berçário: diferentes trajetórias no espaço. Educação e pesquisa, v. 49, p. e255022, 2023.
Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte
Acesse aqui
Silva, V. T. ; Goulart, M. I. M. ; Neves, Vanessa Ferraz Almeida . Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte. Educar em revista, v. 39, p. 01-21, 2023.
A construção de uma lógica na pesquisa com bebês
Acesse aqui
Silva, E. B. T. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . A construção de uma lógica na pesquisa com bebês. Revista diálogo educacional, v. 23, p. 93-122, 2023.
Leitura, escrita e alfabetização: o que a Educação Infantil tem a ver com isso?
Acesse aqui
Baptista, M. C. ; SILVA, H. A. L. ; Neves, Vanessa Ferraz Almeida . Leitura, escrita e alfabetização: o que a Educação Infantil tem a ver com isso?. Humanidades Inovação, v. 10, p. 168-182, 2023.
Researchers’ subjectivities in a study of infants & toddlers
Acesse aqui
Neves, V. F. A.; Katz, L.; Silva, E. B. T.; Macário, A. Researchers’ subjectivities in a study of infants & toddlers, International Journal of Research & Method in Education, 2023. DOI: 10.1080/1743727X.2023.2167976.
“Vem, pessoal, descobrir novos horizontes” – as vivências de um currículo da educação infantil
Cortezzi, L. de P. .; NEVES, V. F. A.; Sales, S. R. .“Vem, pessoal, descobrir novos horizontes”: as vivências de um currículo da educação infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 375–399, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp375-399.
Afeto/Cognição Social Situada/Culturas/Linguagens em uso (ACCL) como unidade de análise do desenvolvimento humano
Gomes, M. F. C.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Afeto/Cognição Social Situada/Culturas/Linguagens em uso (ACCL) como unidade de análise do desenvolvimento humano. Educação em Revista (UFMG. IMPRESSO), 2021.
Literacy in the Making: Integrating Infant’s Emotions, Embodiment, and Cognition in a Brazilian Early Childhood Education
Neves, Vanessa Ferraz Almeida; GOMES, Maria de Fátima Cardoso; DOMINICI, Isabela Costa. Literacy in the Making: Integrating Infant’s Emotions, Embodiment, and Cognition in a Brazilian Early Childhood Education Center. In: KATZ, Laurie; WILSON, Melissa. (Org.). Understanding the worlds of young children. 1ed.Charlotte: Information Age Publishing, 2021, v. 1, p. 13-36.
Ética no encontro com bebês e seus/suas cuidadores/as. In: Comissão de Ética em Pesquisa da ANPEd. (Org.). Ética e pesquisa em educação:
Neves, Vanessa Ferraz Almeida; Mueller, F. Ética no encontro com bebês e seus/suas cuidadores/as. In: Comissão de Ética em Pesquisa da ANPEd. (Org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. 1ed.Rio de Janeiro: ANPEd, 2021, v. 2, p. 94-101.
IMAGINAR E BRINCAR: a leitura literária e as ações imaginárias da brincadeira.
Gonçalves, J. S.; Neves, Vanessa Ferraz Almeida . Imaginar e brincar: a leitura literária e as ações imaginárias da brincadeira. In: V Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2021, Florianópolis. Trabalhos do 5º Congresso Brasileiro de Alfabetização. Florianópolis: UDESC, 2021. v. 1. p. 1-9.
Making visible acts of caring among infants & toddlers
Katz, L.; Neves, Vanessa Ferraz Almeida ; Zurmehly, D. ; SANDERSON, M. . Making visible acts of caring among infants & toddlers. Pedagogies (Mahwah, N.J.), p. 1-16, 2020.
Continuando o debate sobre cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida
Amorim, K. S.; Barreto, A. M. R. F.; Gomes, M. F. C.; Macário, A. P.; Neves, Vanessa Ferraz Almeida; Oliveira, Z. M. R.; Rossetti-Ferreira, M. C. . Continuando o debate sobre cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida. Teoria e Prática da Educação. Vol. 15 N.1 Jan/Abr 2012, v. 23, p. 22-35, 2020.
Os estudos sobre a educação de bebês no Brasil
Silva, E. B. T.; Neves, Vanessa Ferraz Almeida. Os estudos sobre a educação de bebês no Brasil. Educacao Unisinos (ONLINE), v. 24, p. 1-19, 2020.
“Quem quer brincar na piscina de bolinhas?”: vivenciando o currículo com bebês na Educação Infantil
Cortezzi, L. P.; Neves, Vanessa Ferraz Almeida ; Sales, S. R. . “Quem quer brincar na piscina de bolinhas?”: vivenciando o currículo com bebês na Educação Infantil. In: Caroline Braga Michel; Gabriela Medeiros Nogueira; Suzane da Rocha Vieira Gonçalves. (Org.). Práticas educativas em espaços escolares e não escolares: compartilhando experiências. 1ed.Curitiba: Appris Editora, 2020, v. 1, p. 5-25.
Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil
Silva, E. B. T.; Neves, Vanessa Ferraz Almeida. Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil. Educar em Revista, v. 35, p. 239-258, 2019.
Dancing with the pacifiers: infant’s perizhivanya in a Brazilian early childhood education centre
Neves, V. F. A.; Katz, L.; Goulart. M. I. M.; Gomes, M. F. C. Dancing with the pacifiers: infant’s perizhivanya in a Brazilian early childhood education centre. Early Child Development and Care, v. 1, p. 1-12, 2018.
‘Aqui é lugar da gente ser feliz’: o choro e o enlaçamento do outro
Oliveira, V. S.; Neves, Vanessa Ferraz Almeida. ‘Aqui é lugar da gente ser feliz’: o choro e o enlaçamento do outro. In: Carvalho, L. D.; NEVES, V. F. A.. (Org.). Infâncias, Crianças e Educação: discussões contemporâneas. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2018, v. 1, p. 93-110.
A pesquisa com bebês: desafios da aproximação ao campo de pesquisa
Neves, Vanessa Ferraz Almeida; Goulart, M. I. M. ; Silva, V. T. A pesquisa com bebês: desafios da aproximação ao campo de pesquisa. In: I Congresso de Estudos da Infância – Diálogos Contemporâneos, 2017, Rio de Janeiro. I Congresso de Estudos da Infância – Diálogos Contemporâneos. Rio de Janeiro, 2017. v. 1. p. 96-96.