Perfil de professoras da Educação Infantil: contribuições para um estudo em duas UMEIs de Belo Horizonte

Graduanda: Katiane dos Santos Oliveira
Orientadora: Maria Inês Mafra Goulart

Resumo: Este trabalho tem com objeto principal traçar o perfil das professoras da Educação Infantil de duas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI), participantes do Programa de Pesquisa. Foi realizada breve revisão na literatura acadêmica que trata do perfil dos profissionais situados neste nível educativo, um panorama geral sobre a história da Educação Infantil, a concepção de infância e o conceito de profissional docente na Educação Infantil, em especial no município de Belo Horizonte. A metodologia utilizada foi o survey. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado com a participação de 68 professoras. Os resultados indicaram que o perfil das professoras da Educação Infantil vem se modificando com o passar dos anos, apresentando uma docente cuja característica principal não é a maternidade, mas a qualificação acadêmica e a prática, embora prevaleça ainda um perfil feminino. Por fim, concluímos que essas mudanças são resultado de lutas das classes e aos poucos conseguimos ver pequenos avanços na Educação Infantil.